terça-feira, 17 de junho de 2008

O MAIOR CONVITE DE TODOS OS TEMPOS

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”(Mat 11.28-30)
Nesse texto, o Senhor faz um convite tríplice:
1 - Para descasarmos do peso dos nossos pecados, do peso das nossas fadigas existenciais, da culpa, da angústia, da incerteza, da consciência pesada, da tristeza, para descasarmos em seus braços de misericórdia. Ele sabia que efetivamente nos cansaríamos e, por isso, fez este convite especial: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”(v28 LH).
2 - Para dividirmos com Ele o nosso jugo. Jugo é uma canga que a junta de bois carrega, quando está puxando a carga. Se aquela canga estiver em apenas um boi, a carga não poderá ser puxada. Mas se estiver de forma equilibrada sobre os dois bois ficará mais fácil puxar a carga. A carga que o Senhor coloca sobre nós é leve, e Ele nos ajudará a carregá-la. “Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve”(v30 LH).
3 - Para aprendermos dos dEle. Aprendermos dos seus maravilhosos ensinamentos, mas especialmente dos seus atos de misericórdia. Aprender do Senhor Jesus é aprender a ser humilde de coração, é aprender a ser manso, a ser misericordioso, amoroso, fiel, gentil, amável, puro, leal, compassivo, perdoador. “aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde”(v29 LH).