segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE JOÃO(cap.1.17-31)

17 - Que relação tem a lei com a graça?
R.: A Lei que foi dada por Moisés serve apenas para condenar; a Graça, porém, que veio pelo Senhor Jesus, serve para salvar; ou seja, só Jesus salva! A Lei não salva, as boas obras não salvam, mas somente o Senhor Jesus. (v17)
18 - Qual deve ser o comportamento do servo do Senhor em relação ao testemunho cristão?
R.: O servo fiel nunca rouba a glória do seu Senhor. Muito pelo contrário, ele faz questão de dar um testemunho verdadeiro a respeito do Mestre. Ele jamais quererá receber a glória que pertence ao seu Senhor. Como João, ele dirá enfaticamente: “Eu não sou o Cristo”.
19 - Quem João dizia ser?
R.: João dizia que era uma voz que clamava no deserto; ou seja, como alguém que estava gritando bem alto onde o povo se encontrava, no deserto, ele dizia: “eu estou gritando bem forte, concertem a vida de vocês para se encontrarem com o Senhor, com o Messias” (19-23).
20 - Qual o verdadeiro significado do batismo?(vv24-28)
R.: O verdadeiro significado do batismo é “aliança”. Aqui está em foco a aliança que Deus fez com o seu povo. Da mesma forma como Ele fez uma aliança com o Seu povo no AT, tomando Abraão como representante, Deus fez uma aliança com o Seu povo no NT, tendo o Senhor Jesus como nosso representante. No AT, o símbolo da aliança foi a circuncisão, no Novo o símbolo é o batismo.
João disse que batizava com água mas o Senhor Jesus com o Espírito Santo. Com isso, ele quis dizer que o verdadeiro batismo é o batismo com o Espírito Santo (Conf. Mc 1.7).
21 - Que significa: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”?
R.: significa que o Senhor Jesus morreria pelo seu povo a fim de pagar pelos pecados deles, num cruz, da mesma forma que um cordeiro no AT morria em lugar do ofertaste; em lugar do pecador; em lugar daquele que queria receber o perdão de Deus. Sendo assim, é necessário que se alguém deseja o perdão de Deus para os seus pecados, creia no sacrifício de Jesus, na cruz. O Senhor já morreu numa cruz. A dívida já foi paga. Não é necessário fazer mais nada. tudo que precisava ser feito, o Senhor fez.(vv 29-31).