terça-feira, 26 de agosto de 2008

A GLÓRIA DO DESERTO


O apóstolo Tiago nos fala em seu livro o seguinte: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”(1.2).
Mas como alguém se alegraria por estar passando por provações? Como alguém estaria feliz no deserto? É uma exortação muito ousada esta de Tiago! Parece-me que o natural quando alguém está passando por alguma prova, é ficar triste, e não poucas vezes murmurar, como fizeram alguns israelitas quando se encontravam no deserto. Ao invés de serem pacientes, e esperarem até que chegassem à terra prometida para comerem carne, pepino, cebola e etc., como eles queriam, não, eles começaram a murmurar e a lembrar que lá no Egito comiam tudo isso. Mas sabe porque agiam assim? Porque não conheciam a glória do deserto. Não tinham percebido que a glória do deserto estava com eles, nem notado que o Senhor Jeová, tinha saído também do Egito com eles e estava no meio deles para revelar a Sua glória como a revelara a Moisés, o líder deles. Quando o Senhor nos transporta para o deserto, Ele o faz porque tem um propósito, revelar-nos a Sua glória. O Senhor Jesus levou alguns discípulos para o monte e ali se transfigurou a eles. O próprio Jesus no deserto, foi visitado por anjos, enviados pelo Pai. Elias teve a visita de Deus na caverna de Adulão; Jonas foi socorrido por Deus no ventre de um grande peixe; os 3 amigos de Daniel receberam a visita do Anjo do Senhor dentro de uma fornalha super aquecida; Daniel foi visitado pelo anjo do Senhor na cova dos leões e etc, etc. Não será diferente contigo, pois Ele te visita no teu deserto, te consolando, te confortando, te animando. Glória a Deus! Jesus é a alegria dos homens, Jesus é a glória do deserto, é a nossa glória em qualquer lugar. Na bonança ou na tempestade; na falta ou na abundância; no deserto ou fora dele Ele ali está. Veja como o Senhor se dirige aos Seu servo Israel:
“Mas agora , assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador...”(Is 43.1-3 a)