terça-feira, 15 de março de 2011

OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO

São basicamente 3 os inimigos da cruz: Satanás, o mundo e os falsos pastores.
Satanás é indiscutivelmente o inimigo número um. Ele tenta por todos os meios destruir a Igreja, mas o Senhor Jesus já havia dito que as portas do inferno não prevalecerão contra a Sua igreja. Portanto, ele poderá tentar mas nunca conseguirá destruir a igreja de Deus.
O segundo inimigo da cruz é o mundo. O mundo é todo um sistema maligno de homens e demônios unindo forças para destruir a igreja do Senhor. Mas também não conseguirá.
E o terceiro inimigo e, talvez, o mais disfarçado, são os falsos pastores. Principalmente os preguiçosos, que em nome de uma falsa espiritualidade negam a Palavra. Eles não querem estudar a Palavra, só “oram”. Coloquei entre aspas porque até as orações deles são anti-bíblicas, pois só oram ordenando, decretando.
(FL 3.18) “Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”
• Os inimigos da cruz são os pastores que se vendem e vendem os seu rebanho. Sim, o pastor que vende o seu rebanho não é pastor, é mercenário. “Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão à testa do seu governo. Oh! Povo meu! Os que te guiam te enganam e destroem o caminho por onde deves seguir.(Is 3.12)
• Os inimigos da cruz são os pastores que mercadejam a Palavra de Deus. “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.”(2Co 2.17). Esses inimigos da cruz vendem tudo o que é sagrado para ganhar dinheiro.
• Os inimigos da cruz são aqueles que pregam heresias e fazem coisas dentro da igreja que a Palavra condena: aonde está na Palavra o corredor de fogo? Aonde está a flor ungida? Aonde o copo com água? Aonde está o lenço ungido? O lenço de Paulo e a sombra de Pedro eram conseqüência de vida deles com Deus, não doutrina. Não há nenhuma ordem para a igreja praticar essas coisas.
• Os inimigos da cruz são aqueles que negam a soberania de Deus e dizem que o homem é que determina. “Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão? Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento? Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta. Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto. Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo. Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele”(Is 45.12-18). O Senhor Deus é soberano.
• Os inimigos da cruz enfatizam o antropocentrismo em detrimento do teocentrismo. Para eles a salvação é pelas obras e não pela graça como diz a Palavra: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”(Ef 2.8,9). Quando eu digo que a salvação depende de mim, estou dizendo que a salvação é pelas obras e não pela graça de Deus. Se depende de mim não depende de Deus, e se não depende de Deus, o Senhor Jesus não precisaria ter morrido na cruz. Para os inimigos da cruz, tanto a salvação quanto a permanência com ela depende do homem. Ora, se eu digo que estou salvo, eu afirmo porque o Senhor me deu e garantiu a minha salvação. E se Ele me deu, com certeza Ele não vai me tomar. Quem tem verdadeiramente a salvação não anda na pratica do pecado como esses inimigos da cruz ficam nos acusando, dizendo que se eu estou salvo para sempre então posso voltar às práticas passadas. Inimigos da cruz, se vocês foram libertos do pecado da prostituição, das drogas e de outros pecados, vocês o foram porque Deus os libertou. Não foram vocês que escolheram ser livres. Muito pelo contrário, vocês sempre escolheram o pecado, o vício se sempre odiaram o Evangelho. E quem odeia o evangelho, odeia a Deus. Como vocês escolheriam a salvação se sempre odiaram o evangelho. Aliás todos nós antes de conhecer a Cristo sempre odiamos o evangelho. Todas nós éramos inimigos de Deus. A Palavra diz : “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”(Rm 5.1). E, ainda, que fomos reconciliados com Deus.
• Agora, peste a atenção. Ser inimigo de Deus antes de conhecer a Cristo é uma coisa, mas ser inimigo do Senhor Deus depois de conhecer o Seu santo Filho, é algo horrendo.
• Esses inimigos da Cruz de Cristo negam as alianças, a soberania de Deus, as verdades bíblica, negam a Palavra.
• Os inimigos da cruz de Cristo são aqueles que se aproveitam da oportunidade que Deus dá para pregar o evangelho, a partir do púlpito ou do rádio, ou de qualquer outro meio de comunicação em massa, são infiéis e começam a fazer polêmicas e passam a tratar de assuntos que nunca estudaram, e por isso falam um monte de besteiras a partir daquilo que ouviram falar, não de estudo acurado. Falar sobre predestinação em público é a pior burrice que um pregador pode fazer, principalmente quem não tem domínio sobre o assunto. Encerro citando um texto bíblico muito importante: “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.”(1Tm1.3-7) (destaque meu).


Edmilson