sexta-feira, 29 de maio de 2009

A HISTÓRIA DE PÉROLA

Pérola era um ovelhinha muito feliz. Feliz porque o seu pastor era o melhor pastor do mundo. Certa vez quando se alimentava no pasto verde, preparado especialmente para ela e suas outras companheiras e amigas, por seu amado pastor, topou acidentalmente com outra ovelha, de outro rebanho. Só que esta estava suja, cheia de feridas, carrapichos e com uma das pata machucada, e por isso, mancando.
Pérola lhe perguntou:
- Quem é você e qual o seu nome?
- Eu sou uma ovelha muito infeliz, e eu não tenho nome. O meu pastor é mau e negligente. Ele não nos dá nome. Ele nos chama apenas de ovelha, ou nos trata por nomes feios. Ele não nos coloca em bons pastos nem cuida de nós. Vez por outra uma ovelha desaparece e ele nem nota a sua falta. Sempre nos leva para os piores pastos, e, se possível, onde haja um árvore frondosa para que ele passa se deitar em baixo e dormir o dia todo, até a hora de voltarmos para o curral. De vez em quando vende uma de nós para gastar o dinheiro com cachaça e mulher. Quando vem um lobo ou um cão bravo ele foge com medo. Sempre nos humilha com xingamentos e varadas. O nosso pastor é muito bruto.
Pérola ficou com muito dó da sua nova amiga e lhe contou como seu amado pastor cuida dela e de suas companheiras.
- Meu nome é pérola e meu pastor sempre nos leva para os melhores pastos, e as melhores riachos e lagoas para bebermos água cristalina. Ele sempre tira da nossa lã os espinhos e carrapichos, bem como cura as nossas feridas com azeite. Quando estamos mancando ele olha as nossas patinhas. Se alguma de nós está enferma, ele a coloca nos braços e leva para o curral para dar o devido tratamento. Se algum lobo, cão, ou algum ladrão se aproxima de nós, o nosso pastor é capaz de dar a sua própria vida para nos salvar. Ele já matou muitos lobos e outros animais selvagens, para nos livrar. Somos muito felizes pelo nosso pastor. Venha, vou apresentá-la a ele.
A ovelha magra e triste ficou muito temerosa. Mas pérola, com firmeza a conduziu até o amado pastor. O pastor se agacha, abraça e beija aquela ovelha suja e mal-cheirosa. Tomando-a pelos braços, leva-a ao curral e manda que o ajudante cuidasse dela, curando todas as feridas, aparando-lhe a lã e dando-lhe um banho com medicamento para extirpar os parasitas. Como a ovelha ficou feliz com a delicadeza daquele pastor!
(Baseado no livreto "O SALMO 23 Para os Pequeninos", 1ºcapítulo)