sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MEDO DA MORTE?

TEMOR DA MORTE – Há muita gente que não gosta de ir a velório. Isso é um indicativo que há algo de errado. Pessoas assim estão despreparadas para o dia da morte. É claro que não é tão simples se preparar para o dia da morte. E as pessoas que se preparam para esse dia não ficam desafiando: “morte, agora pode vir, já estou preparado”. Isso é insensatez. Por outro lado não devemos ficar tremendo de medo ao se falar sobre morte. A morte, apesar de não ser boa (pois é o salário do pecado), deve ser enfrentada com coragem. Por outro lado ninguém poderá enfrentá-la sozinho, precisará da ajuda de Quem já passou por ela e a venceu. Esse alguém é o Autor da vida – JESUS. PERDENDO O MEDO DA MORTE – Quando confessamos Jesus como Senhor, Ele se torna nosso aliado, e a morte deixa de ser um terror e se torna pequena. Passamos a amar o Senhor e o medo desaparece: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4.18). DEPOIMENTOS DE PESSOAS ALIADAS A CRISTO, NA HORA DA MORTE: ESTÊVÃO – “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu”(At7.55-60) DAVI – “Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores; para que o Senhor confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel. Davi descansou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi.”(1Re2.1-4,10) APÓSTOLO PAULO – “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (FL1.21) “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”(2Tm4.6-8) Salomão disse que é melhor ir num velório do que numa festa: “É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.” (Ec7.2). É evidente que essa afirmação é proferida a partir da sabedoria. Aqui ele não está sendo desmancha prazer. Ele não está afirmando que festa não é coisa boa. Mas está dizendo um aforismo, um adágio. Se formos comparar a vida eterna com a vida transitória daremos razão a Salomão. Na festa há descontração enquanto no velório, reflexão sobre a brevidade da vida. Quem reflete sobre a brevidade da vida é sábio, é prudente, é ajuizado. Os que só pensam em festa são levianos, imprudentes e irresponsáveis. Não amam a própria alma.