terça-feira, 27 de agosto de 2013

PROPÓSITO DOS MILAGRES DA ESCRITURA.

Pode-se presumir que os milagres da Escritura não foram realizados arbitrariamente, mas, sim, com um propósito definido. Não são meras maravilhas e exibições de poder, destinadas a provocar admiração, mas têm significação revelacional. A entrada do pecado no mundo torna necessária a intervenção sobrenatural de Deus no curso dos eventos, para a destruição do pecado e para a renovação da criação. Foi mediante milagre que Deus nos deu a Sua revelação especial e verbal na escritura, bem como a Sua revelação suprema e fatual em Jesus Cristo. Os milagres estão relacionados com a economia da redenção, uma redenção que com freqüência eles prefiguram e simbolizam. Não visam a uma violação, mas, antes, a uma restauração da obra criadora de Deus. Daí, vemos ciclos de milagres ligados a períodos especiais da história da redenção, e especialmente durante a época do ministério público de Cristo e da fundação da igreja. Estes milagres ainda não resultaram na restauração do universo físico. Mas, no fim dos tempos, haverá outra série de milagres, que redundarão na renovação da natureza, para a glória de Deus – o estabelecimento final do reino de Deus em novo céu e nova terra. QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA: 1. A doutrina da providência é um articulus purus ou um articulus mixtus? 2. qual foi o primeiro “pai da igreja” a desenvolver esta doutrina? 3. Como diferem Lutero e Calvino, em sua concepção da providência divina? 4. O que explica o fato de que os arminianos aceitam a posição dos socinianos sobre este ponto? 5. Como devemos julgar a asserção de alguns teólogos reformados (calvinistas) de que Deus é a causa única a atuar no mundo? 6. Que são as causas secundárias, e por que é importante sustentar que são causa reais? 7. A doutrina do concurso divino é antagônica à livre ação do homem? 8. Qual a concepção agostiniana dos milagres? 9. Por que é importante afirmar a realidade do miraculoso? 10. Os milagres admitem uma explicação natural? 11. Implicam eles uma suspensão das leis da natureza? 12. Qual a significação especial dos milagres da Bíblia? 13. Poderiam acontecer milagres hoje? 14. Acontecem de fato? 15. que quer dizer dos milagres da Igreja Católica Romana? BIBLIOGRAFIA PARA CONSULTA: Bavinck, Geref. Dogm. II, p.635-670; Kuyper, Dict. Dogm., De Providentia, p.3-246; Vos, Geref. Dogm. I, De Voorzienigheid; Hodge, Syst. Theol. I, p. 575-636; Shedd, Dogm. Theol. I, p. 527-545; Dabney, Syst. and Polem. Theol., p.276-291; McPherson, Chr. Dogm., p. 174-184; Drummond. Studies in Chr. Doct., p. 187-202; Pope, Chr. Theol. I, p. 437-456; Raymond, Syst. Theol. I, p. 497-527; Valentine, Chr. Theol., p. 363-382; Pieper, Christl. Dogm. I, p. 587-600; Schmidt. Doct. Theol. Of the Ev. Luth. Church, p. 179-201; Dijk, De Voorzienigheid Gods; Mozley, On Miracles; Thomson, The Christian Miracles and the Conclusions of Science; Mead, Supernatural Revelation; Harris, God, Creator and Lord of All, I, p. 519-579; Bruin, Het Christelijke Geloof en de Beoefening der Natuurwetensschap, p. 108-138. (Teologia Sistemática – Louis Berkhof. Pg. 171)