terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

d. O propósito do Seu regresso. A segunda vinda de Cristo se dará com o propósito de julgar o mundo e aperfeiçoar a salvação do Seu povo. Anjos e homens, vivos e mortos, comparecerão perante Ele para serem julgados segundo o registro que deles terá sido guardado, Mt 24.30, 31; 25.31, 32. Será uma vinda com terríveis sentenças sobre os ímpios, mas também com bênçãos de eterna glória para os santos, Mt 25.33-46. Enquanto que ele sentenciará os ímpios ao castigo eterno, justificará publicamente os Seus e os conduzirá ao perfeito gozo do Seu reino eterno. Isto assinalará a vitória completa de Jesus Cristo. e. Objeção à doutrina do regresso de Cristo. A grande objeção à doutrina da volta de Jesus Cristo forma um bloco só com a objeção à doutrina da ressurreição física de Cristo. Se não podem ocorrer a ressurreição e a ascensão físicas, não poderá haver o retorno físico de Cristo vindo do céu. Uma e outra coisa são impossíveis, e os ensinamentos bíblicos a respeito delas não passam de rudes representações de uma era não científica. Evidentemente, Jesus partilhou os conceitos carnais dos Seus dias, e estes coloriram o Seu delineamento profético do futuro. O único regresso de que podemos falar e que podemos esperar é um regresso em poder, no estabelecimento de um reino ético na terra. QUESTIONÁRIO: 1. Que provas históricas temos em prol da ressurreição de Cristo? 2. 1 Coríntios 15.8 prova que as aparições foram visões subjetivas? 3. Segundo se supõe, que mitos entraram na composição da narrativa da ressurreição? 4. Que luz as seguintes passagens lançam sobre a condição pós-ressurreição de Jesus? – 1 Co 6.17; 2 Co 3.17, 18; 1 Tm 3.16; Rm 1.3, 4; Hb 9.14; 1 Pe 3.18. 5. Qual a diferença entre um soma psychikon, um soma pneumatikon e um soma tes sarkos? 6. No Novo Testamento, “espírito” e “espiritual” são antitéticos em relação a “corpo” e “corporal”? 7. A ciência realmente torna impossível pensar no céu como lugar? 8. É verdade que, na Escritura, as palavras “céu” e “celestial” indicam estado, e não lugar? 9. A teologia modernista somente como uma condição na qual se entra depois da morte? 10. Sua posição encontra real apoio em Ef 2.6? 11. O Velho Testamento contem referencia à ascensão e à sessão à destra de Deus? 12. Quais as sérias objeções à doutrina luterana da ubiqüidade da natureza humana de Cristo? 13. A Bíblia nos ensina a considerar a volta de Cristo como iminente? BIBLIOGRAFIA PARA CONSULTA: Bavinck, Geref. Dogm. III, p. 469-504; Kuyper, Dict. Dogm., De Christo II, p. 109-114; E Voto I, p. 469-493; II p. 5-69; Matricht, Godgeleerdheit III, p. 1-100; Synopsis Purioris Theol,, p. 272-281; Turretino, Opera, Locus XIII, perg. XVII – XIX; Hodge, Syst. Theol. II, p.626-638; Schmid, Doct. Theol. of the Ev. Luth. Church, p. 385, 386, 406-413; Valentine, Chr. Theol. II, p. 91-95; Milligan, The Ressurrection of our Lord; Orr, The Ressurrection of Jesus; Gore, The Reconstruction of Belief, p. 226-273; Swete, The Heavenly Session of Our Lord; A. M. Berkhoff, De Wederkomst van Christus; Browm, The Second Advent; Snowden, The Coming of the Lord; Brunner, The Mediator, p. 561-590; Barth, Credo, p. 95-126. (Berkhof, L – Teologia Sistemática Pg. 350)